Acaba de ser publicado o Relatório Anual 2014-15 do European Shortsea Network, a rede europeia que agrega os 17 shortsea promotion centres nacionais.
A exemplo das edições anteriores, nesta edição faz-se um breve balanço das iniciativas mais importantes promovidas por cada SPC nacional no ano transacto, e avançam-se alguns dos objectivos que se pretende concretizar no exercício corrente.
No caso de Portugal e da APTMCD, o ano de 2014 ficou marcado pela realização, em Lisboa, do Seminário Europeu do ESN, que juntou na capital cerca de 160 participantes, entre membros dos outros SPC, representantes das principais europeias do sector (ou com ele relacionadas) e dirigentes nacionais.
Para 2015, a APTMCD aposta na realização de mais um curso anual de AEM no Mediterrâneo (entre Barcelona e Civitavecchia) para “alunos” portugueses, e na reedição do curso Life Rail, em Portugal, com passagem pelos portos de Lisboa, Sines, Setúbal e Aveiro. Em ambos os casos, em estreita colaboração com a Escola Europeia de Short Sea Shipping (2E3S), de Barcelona.
O Relatório Anual 2014-15 do ESN pode ser consultado aqui.