A FRS vai alinhar, no início de Junho, o navio Al Andalus Express na linha Motril-Tanger Med, em substituição do Kattegat, que regressará ao Algeciras-Tanger Med.
O Al Andalus Express é o nome com que foi rebaptizado o Nord Pas de Calais, um ferry com que a extinta MyFerryLink fazia a ligação Dover-Calais e que, entretanto, foi adquirido pela FRS Iberia.
Ao contrário do Kattegat, o Al Andalus Express é um navio exclusivo para o transporte de carga rodada (a sua lotação é de apenas 100 passageiros), oferecendo 1 200 metros lineares de capacidade. Além disso, ganha-lhe em velocidade e em manobrabilidade.
O serviço entre Motril e Tanger Med foi lançado no início do ano. Apesar de mais longa, esta opção é defendida pela FRS, uma vez que Motril está mais próximo de Madrid por estrada (490 quilómetros contra os 660 quilómetros de Algeciras) e tem acesso directo à A-7, auto-estrada do Mediterrâneo.
O alinhamento do Al Andalus Express representa também um reforço da presença da FRS no Estreito, onde tem como concorrentes as gigantes Armas, Balearia e Acciona Transmediterránea.
Além do Motril-Tanger Med, a FRS opera as linhas Tarifa-Tanger (só passageiros) e Algeciras-Tanger Med (passageiros e carga). A companhia transportou em 2015, de acordo com os seus próprios dados, 1,7 milhões de passageiros e 400 mil veículos, além da actividade de carga, no Estreito.