Com o comboio para a Polónia a ser um sucesso, a KLog prepara para 2024 o lançamento de um serviço para os Balcãs.
A KLog pretende lançar em 2024 um novo serviço de base ferroviária entre Espanha e os Balcãs, avançou o director-geral da empresa, em entrevista ao “Dinheiro Vivo”.
A nova proposta será apresentada ao mercado no último trimestre deste ano, mas o Egídio Lopes adiantou já que o objectivo é oferecer quatro a seis comboios por semana, com passagem por Itália. Eslovénia e ex-Jugoslávia.
Egídio Lopes não deu pormenores sobre quem serão os parceiros na realização do comboio, nem os clientes que alavancarão a nova oferta.
No entretanto, prossegue em bom ritmo o desenvolvimento do serviço entre Espanha e a Polónia, reconhecido como um dos cinco maiores serviços intermodais europeus de base ferroviária, cobrindo mais de 2 000 quilómetros.
Para o ano corrente, Egídio Lopes estima a realização de mais de 200 viagens, o que representará da estradas cerca de seis mil camiões. Mas a aposta é atingir as rotações diárias “nos próximos anos”.
No serviço para a Polónia a KLog tem como parceira a CFL Multimodal, que assegura a tracção em quase todo o trajecto, e como clientes-âncora a Ikea, Inditex e Continental.
Nos planos da empresa, mas agora apenas para território espanhol, está ainda o lançamento, também em 2024, de um novo serviço entre Tarragona e a Andaluzia.
Os serviços de base ferroviária garantiram 70% do volume de negócios da KLog no ano passado.