O porto de Cuxhaven encomendou à Siemens uma central eléctrica para abastecer os navios ro-ro quando estiverem atracados.
Com uma potência de 630 kilowatts, a central – que será propriedade da Gesellschaft für Hafeninfrastruktur Niedersachsen (NPorts) – consiste numa estação transformadora e num sistema de alimentação por cabo com um dispositivo de transferência móvel para a embarcação.
Os navios atracados poderão, desse modo, desligar os geradores a diesel, reduzindo significativamente as emissões e a poluição sonora.
Uma das principais causas da poluição atmosférica local nos portos é, precisamente, a combustão de combustíveis para gerar a electricidade de que os navios precisam durante o tempo de atracagem.
O terminal ro-ro do porto de Cuxhaven está localizado ao lado da nova fábrica de turbinas eólicas da Siemens Gamesa, que assim será o principal utilizador da central no futuro, uma vez que dali enviará componentes de turbinas eólicas para a sua fábrica gémea em Hull, no Reino Unido.
A entrada em operação do sistema de abastecimento de energia eléctrica aos navios está prevista para ocorrer até Abril de 2018.