A holandesa Samskip reestruturou os serviços multipurpose e reefer operados pela sua subsidiária Nor Lines, que ligam os portos do Mar do Norte e do Báltico à Noruega.
As mudanças são justificadas com a resposta à crescente procura de transporte reefer e de cargas de projecto no sentido shouthbound, e de carga convencional e de de projecto no sentido northbound ao longo da costa da Noruega e até Murmansk.
A partir de hoje (1 de Outubro) serão três as rotações de serviço multipurpose oferecidas (eram duas).
O serviço Nor Lines entre os portos do Báltico e a Noruega será ampliado para quatro embarcações (eram três), cada uma com capacidade para cargas reefer/paletizada e de convés e equipadas com gruas de 50 toneladas.
O serviço combinado será, no entanto, dividido, com dois pares de navios a operarem separados.
Um ligará o Norte da Noruega aos portos alemães e holandeses, concentrando-se no transporte de peixe congelado e cargas de projecto (no southbound) e nas cargas paletizadas e de projecto (no northbound). O outro par de navios servirá aos importadores e exportadores nos portos dinamarqueses e polacos, conectando-se com o Oeste da Noruega na região de Fredrikstad-Tromso, com ligações semanais para o Norte e dando prioridade a ligações para Sul com volumes de cargas refrigeradas e de projecto.
Entretanto, o serviço multipurpose da Nor Lines que conecta, semanalmente, a Holanda ao Norte, Centro e Oeste da Noruega terá mais uma escala, no porto holandês de Velsen, para favorecer as ligações a Portugal e ao Reino Unido.