O operador de shortsea United European Car Carriers (UECC) lançou o segundo de dois novos navios para transporte exclusivo de carros e camiões (PCTC, de “pure car and truck carrier”) bi-fuel a gás natural liquefeito (GNL).
Construído nos estaleiros da Cosco, em Nantong, na China, o TBN Auto Energy é o maior PCTC bi-fuel a GNL do mundo. Com 181 metros de comprimento e 30 metros de boca, tem capacidade para transportar cerca de 3 80 veículos nos seus dez decks, incluindo uma área de 6 000 metros quadrados para cargas de projecto e de grandes dimensões.
Encomendado em Março de 2014, o navio vai agora ser testado e deverá ser entregue à UECC (empresa que é propriedade da NYK e da Wallenius Lines) no dia 28 de Novembro, também em Nantong. Os dois navios-gémeos PCTC podem funcionar a GNL ou bunker.
“É um momento marcante ver na água o nosso segundo navio PTCC a GNL, um dos PTCC mais avançados tecnologicamente de sempre”, referiu Thomas Ekhaugen, o responsável pela frota da UECC.