A CMA CGM prepara-se para alargar a sua oferta ro-ro ao Reino Unido, Norte de França e Península Ibérica, no âmbito da parceria com a Brittany Ferries.
O acordo agora anunciado contempla a entrada da CMA CGM no capital da Brittany Ferries, num investimento de dez milhões de euros, a que se somarão outros 15 milhões para acelerar a recuperação e o crescimento da companhia de ferries no pós-pandemia.
A CMA CGM passará a ter acesso à capacidade de transporte de carga rodada da sua congénere gaulesa, com isso complementando a oferta de transporte de contentores no shortsea e soluções intermodais ferro-marítimas.
A parceria estratégica prevê também o acelerar da aposta na descarbonização, nomeadamente mediante o investimento em navios a GNL (a Brittany Ferries tem dois encomendados) e o desenvolvimento de soluções logísticas e intermodais.
Ainda há pouco, a companhia de Marselha lançou um serviço ro-ro no Mediterrâneo, a ligar França, Espanha e Marrocos, no que poderá ter sido um prenúncio de uma aposta declarada no transporte de carga rodada.
A Brittany Ferries ainda não opera em Portugal, apesar de recentemente ter anunciado estar a equacionar essa hipótese, nomeadamente para Leixões, mas a pensar sobretudo nos passageiros. A ideia foi entretanto abandonada.