O governo espanhol anunciou a terceira convocatória para a concessão de incentivos à transferência de cargas, da rodovia para o short sea.
O orçamento disponível mantém-se nos 20 milhões de euros (oriundos do PRR espanhol). Poderão ser apoiados os tráfegos de short sea ocorridos entre 8 de Maio corrente e 31 de Março de 2025. O prazo para a solicitação dos apoios decorrerá entre 1 de Abril e 2 de Junho do próximo ano.
Poderão candidatar-se aos incentivos carregadores, transportadores e operadores logísticos comunitários que usem os serviços abrangidos pelos apoios, embarcando reboques, semi-reboques ou camiões em navios ro-ro, con-ro ou ro-pax.
São abrangidos 11 serviços que ligam os portos de Barcelona, Bilbau, Sagunto, Santander, Valência e Vigo à Bélgica, França, Irlanda ou Itália. A Grimaldi Euromed opera cinco, a CLdN RoRo e a Finnlines dois cada, a Brittany Ferries e a Flota Suardiaz.
O valor do incentivo a atribuir é calculado em função da redução das emissões em território espanhol pela retirada dos veículos da estrada, e da performance ambiental dos navios que asseguram os serviços.
De acordo com a tabela disponibilizada, o incentivo mais elevado por unidade elegível é de 132,6 euros, no serviço entre Vigo e Zeebrugge assegurado pela Finnlines. O mais baixo fica-se pelos 6,9 euros na ligação entre Bilbau e Zeebrugge, também operado pela companhia finlandesa (ver quadro).
Até ao momento apenas foram anunciadas as ajudas concedidas no âmbito da primeira convocatória deste programa, tendo sido atribuído um total de 6,8 milhões de euros (de um orçamento de 20 milhões), relativos a cerca de 100 mil fretes aceites. A Transportes Centrais de Cinfães foi a única empresa portuguesa apoiada: recebeu cerca de 18 mil euros, relativos a 177 fretes.