A Grimaldi e a Trasmediterránea Armas formalizaram ontem a compra pelos italianos dos principais activos dos espanhóis no Mediterrâneo.
A Trasmed GLE, a nova empresa do Grupo Grimaldi, criada especificamente para este negócio, é a nova detentora de cinco ferries ro-pax que eram da Trasmediterránea Armas, além de outros activos afectos à operação. O pessoal também foi transferido, mantendo, assim, os postos de trabalho.
Em concreto, o negócio., anunciado em Abril passado, envolve os direitos de exploração das ligações ro-pax entre Barcelona e Valência e Mahón, Palma e Maiorca e Ibiza. A que acrescem is navios nelas alinhados, a saber: Ciudad de Granada (2001), Ciudad de Mahóm (2001), Ciudad de Palma (2007), Volcán de Tijarafe (2007) e Volcán de Teide (2007).
O Grupo Grimaldi comprou também as concessões dos terminais de passageiros e carga rodada nos portos de Barcelona e Valência e os escritórios e armazéns nas Baleares.
O valor do negócio não foi revelado, mas a Trasmed GLE cntratou com o Mediobanca um empréstimo de cerca de 160 milhões de euros.
O Grupo Grimaldi já opera em Barcelona e Valência serviços de AEM com Itália, e agora estende a sua presença às Baleares.