Vinte e três profissionais e estudantes portugueses participaram em mais um curso MOST (Auto-estradas do Mar) realizado pelo Escola Europeia de Short Sea Shipping (2E3S) em parceria com a Shortsea Portugal.
A exemplo das edições anteriores, a acção de formação decorreu a bordo de um navio ro-pax da Grimaldi Lines, no trajecto entre Barcelona e Civitavecchia (Roma) e volta. Tal facto, além de permitir acompanhar ao vivo as principais operações a bordo relacionadas com o embarque e desembarque das cargas, favoreceu o convívio entre todos os participantes… e também a concentração para o estudo.
O curso compreendeu aulas teóricas, visitas de estudo e a realização de casos práticos com enfoque na integração do shor sea shipping e das Auto-Estradas do Mar nas cadeias logísticas e de transporte.
Foram formadores Ana Casaca, docente e pesquisadora do Grupo de Estudos de Logística e Engenharia Portuária da Universidade Federal de Maranhão (Brasil) e diretora técnica da empresa de serviços marítimos e transportes Esprim; Isabel Ramos, directora executiva da Shortsea Portugal; Chelo Otero, diretora de marketing-comercial da PORTIC (plataforma de e-commerce da Comunidade Portuária de Barcelona); Marta Miquel, responsável de Formação e Relações Externas da 2E3S, e Antonio Vargas, conselheiro da Grimaldi Logística España.
Entre os alunos destacaram-se os estudantes do ISEG – Lisboa, em mais uma acção da Shorstsea Portugal para semear junto dos mais jovens o interesse e o conhecimento pelas coisas da co-modalidade de base marítima.