A Autoridade de Portuária de Santander está a negociar com o porto irlandês de Cork a implementação de uma nova ligação ro-ro para o transporte de passageiros e mercadorias.
A concretizar-se, a rota irá juntar-se às que ligam aquela cidade espanhola a Portsmouth e Plymouth, operadas pela Brittany Ferries. Este deverá, aliás, ser o operador escolhido para o novo serviço, embora, de acordo com o jornal “El Comercio”, os responsáveis pelo porto de Santander estejam, também, em contactos com outras companhias de navegação.
Os portos espanhol e irlandês já terão começado a desenvolver um plano de negócios para esta nova rota, que recorrerá a navios que realizam o transporte combinado de passageiros e camiões. É precisamente este tipo de navio que a Brittany Ferries usa nas ligações de Santander ao Reino Unido, assim como na ligação Cork-Roscoff.
A nova rota significará uma ultrapassagem de Santander ao porto de Gijón, que durante anos tem sido um dos mais interessados em lançar uma ligação a Cork. No entanto, em 2016, o Principado das Astúrias não conseguiu obter financiamento europeu para este eixo marítimo.