A Infraestruturas de Portugal (IP) e a Tramesa vão colaborar para tornar possível uma AE ferroviária entre Valência e o Entroncamento.
Os presidentes da IP e da espanhola Tramesa assinaram um protocolo para a implementação no território nacional de uma AE ferroviária.
Ao abrigo do acordo, a IP fica responsável por verificar a viabilidade do transporte de semi-reboques do tipo P400 através da rede ferroviária nacional, e por coordenar com a homóloga espanhola Adif os requisitos das AE ferroviárias nos corredores internacionais.
Já a Tramesa assume a contratação do material circulante e a homologação dos vagões junto das autoridades portuguesas, além da adequação dos terminais de origem/destino em Portugal.
Numa primeira fase, a AE ferroviária ligará Valência ao Entroncamento, com posterior extensão aos portos de Setúbal e Sines. Numa segunda fase, serão avaliados os requisitos do corredor Lisboa – Valongo e a ligação a Espanha pela Linha da Beira Alta.
A Tramesa pretende avançar com a AE ferroviária entre Valência e o Entroncamento em simultâneo com a ligação Valência – Madrid, prevista para o início de 2024.
Para Portugal, a ligação far-se-á por Puertollano e Badajoz, porque a zona Norte tem mais problemas de gabarits.
A Tramesa tem encomendados 55 vagões à Tatravagonka para operar os dois serviços.