A terceira edição dos Shortsea Shipping Days decorreu recentemente em Lübeck, Alemanha. A APTMCD esteve representada pelo director executivo, Eduardo Bandeira.
Realizando-se a cada dois anos, os Shortsea Shipping Days já ganharam o seu espaço como ponto de encontro dos players europeus envolvidos e interessados no desenvolvimento do shortsea, numa lógica de integração dos diferentes modos de transporte nas cadeias logísticas.
Desta feita, o programa teve uma forte componente dedicada aos assuntos e ao mercado interno alemão ( o porto de Lübeck, por exemplo, tem uma actividade de SSS muito relevante).
Mas não só. Houve também comunicações interessantes sobre o desenvolvimento do mercado europeu de SSS e das Auto-estradas do Mar, merecendo uma especial menção a apresentação do ponto de situação do novo projecto Ecobonus, no qual Portugal está envolvido, através do IMT.
Os desafios do Brexit, dos novos limites à poluição (a obrigarem à utilização de novos combustíveis ou à adaptação dos navios) e da digitalização no mercado do shipping foram temas macro também abordados.
A organização dos Shortsea Shipping Days 2018 esteve a carga do Shortsea Shipping Inland Waterway Promotion Centre alemão, em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria de Lübeck.