O Porto de Barcelona aprovou o prolongamento por 15 anos da concessão do Terminal BEST à Tercat (Grupo Hutchinson), para um total de 45 anos.
O prolongamento do prazo da concessão surge como contrapartida ao aumento do investimento por parte do concessionário relativamente ao inicialmente previsto.
O plano de desenvolvimento estratégico do BEST, aprovado já em 2008, prevê um investimento de 580 milhões de euros, mais 120 milhões do que o contratado em 2006.
O reforço do investimento tem como objectivo a automatização do terminal, com a aquisição de empilhadores e pórticos comandados à distância.
O pedido de prolongamento do prazo da concessão da Tercat cumpre, assim, sublinha a administração portuária de Barcelona, os requisitos previstos na lei para ser aprovado: melhora a produtividade, a qualidade ambiental e a eficiência energética e introduz novas tecnologias ou processos.
O prolongamento da concessão acontecerá, de forma automática, no dia seguinte ao germo do prazo inicial de 30 anos, desde que se tenham realizado os investimentos previstos.
O investimento da HPH em Barelona é apontado como o maior investimento asiático em portos no Mediterrâneo.
Recorde-se que recentemente a APM Terminal (Grupo Maersk) acordou a compra da maioria do capital do Terminal de Contentores de Barcelona.