A Brittany Ferries começou, na semana passada, a fazer viagens de teste em preparação para as possíveis consequências dos dois lados do Canal da Mancha de um Brexit sem acordo.
Até meados de Outubro estão planeados 15 ensaios, em oito portos servidos pela Brittany Ferries: Portsmouth, Poole e Plymouth, no Reino Unido, e Le Havre, Caen, Cheren, Chergourg, Saint Malo e Roscoff, em França. O Brexit está anunciado para 31 de Outubro.
Estes ensaios fazem parte de planos mais amplos que envolvem a autoridade aduaneira de França para testar a preparação do país para um Brexit sem acordo e uma fronteira inteligente com o vizinho do outro lado da Mancha.
O primeiro teste envolveu cerca de 100 camiões que viajavam do Reino Unido para França, transportando uma grande variedade de mercadorias, incluindo móveis, perfumes, asas e motores de aeronaves, peças de automóveis, peixes, tractores, comida de pássaros, aço e sal.
A rota Portsmouth para Caen é a mais movimentada do canal a Oeste de Dover, transportando 100 mil camiões por ano.
Nestes “simulacros”, as informações dos camiões embarcados em navios da Brittany Ferries no Reino Unido são enviadas de forma electrónica para a alfândega francesa. Aqui, os veículos com autorização prévia são colocados num canal verde e os que terão de ser inspeccionados em França colocados num canal laranja.
Os motoristas são informados sobre o status dos seus veículos nos ecrãs de informações a bordo. Na chegada a França, os camiões no canal verde podem ignorar os controlos alfandegários ao saírem do porto. Pelo contrário, os laranja têm de dirigir-se para instalações aduaneiras específicas dedicadas a inspecções e verificações de documentos.
“Precisamos de testar todas as partes do processo para garantir que tudo funcione de forma eficiente e harmoniosa. Quando este programa estiver concluído e fizermos os ajustes necessários, estaremos prontos para receber os nossos passageiros, aconteça o que acontecer depois do Brexit ”, refere citado em comunicado, Patrice Narozny, director de operações portuárias da Brittany Ferries para França.