2020 é a data prevista para o início da operação dos primeiros ro-ro híbridos com baterias de lítio do Grupo Grimaldi.
Emanuele Grimaldi prometeu que os novos navios da companhia seriam os maiores e mais modernos alguma vez construídos e parece empenhado em cumprir. A Grimaldi encomendou a construção de seis ro-ro híbridos, com opção para mais quatro.
Os novos navios terão 235 metros de comprimento e 34 metros de largura, com uma capacidade de carga de 7 300 metros lineares (cerca de 500 pesados) distribuída por cinco convés. Com quase o dobro da capacidade dos Euroocargo serão, seguramente, grandes.
E modernos também. Os ro-ro híbridos serão equipados com quatro baterias de lítio que garantirão a propulsão na aproximação e saída dos portos, além garantiram a energia durante as escalas. Mas não só. Haverá também painéis solares, o casco e as hélices serão redesenhados para reduzir a necessidade de potência na deslocação, e serão instalados filtros de gases que reduzirão até 40 vezes as emissões de enxofre.
Os novos navios inscrevem-se no projecto “Grimaldi Green 5th Generation”. As primeiras unidades deverão entrar ao serviço em 2020.
O montante do investimento é que permanece, pelo menos para já, uma incógnita.