O Grupo Grimaldi vai investir mais de 40 milhões de dólares em seis navios ro-ro híbridos de última geração para a Grimaldi Lines e para a Finnlines.
O contrato foi assinado ontem com o estaleiro chinês Jinling. As entregas começarão em 2020.
Os novos navios, os primeiros de uma encomenda de 12, terão o dobro da capacidade dos maiores ro-ro actualmente na frota do Grupo Grimaldi. Com 238 metros de comprimento e 34 metros de boca poderão transportar 7 800 metros lineares de carga rodada, o equivalente a 500 trailers. E fá-lo-ão sem aumento do consumo de combustível.
Mercê do seu sistema de propulsão híbrido, os novos navios consumirão fuel quando a navegar e electricidade quando atracados. A electricidade será fornecida por baterias de lítio, alimentadas por 600 metros quadrados de painéis solares e por sistemas de regeneração de energia.
Para reduzir os consumos e as emissões poluentes, os navios agora encomendados beneficiarão ainda dos últimos avanços da técnica, nomeadamente na pintura dos cascos.
Três dos ro-ro agora encomendados serão operados pela Grimaldi Lines nas AEM do Mediterrâneo, e os outros três serão adquiridos pela Finnlines no Mar Báltico.