A Maersk divulgou as primeiras imagens do seu primeiro porta-contentores dual fuel a metanol, já a flutuar nos estaleiros da Hyundai Mipo Dockyard.
“O lançamento foi realizado com sucesso na Hyundai Mipo Dockyard e a construção continua”, comentou Henrik Ekmann, director de novas construções e reconversões da Maersk.
Com uma capacidade de 2 100 TEU (incluindo 400 reefers), o navio poderá navegar consumindo VLSFO ou metanol, caso em que não emitirá CO2. Por isso, no casco ostenta a inscrição “All the way to zero”.
Encomendado há cerca de dois anos, o feeder deverá ser entregue nos próximos meses e irá operar no Báltico.
A Maersk já colocou encomendas de mais 12 navios de 16 000 TEU e seis de 17 000.
O exemplo foi entretanto seguido por vários outros operadores, ao ponto de o metanol ser hoje o combustível alternativo preferido nas novas encomendas (68 porta-contentores até ao final do mês passado, de acordo com a DNV).