A Maersk contratou com a Hyundai Mipo Dockyards a construção do primeiro porta-contentores do mundo movido a metanol.
O novo navio, que será entregue em meados de 2023, tal como anunciado, em Fevereiro, pela Maersk, terá uma capacidade de 2 100 TEU (incluindo 400 reefers) e será integrado na frota da Sealand Europe, operando no Mar Báltico.
O motor (a ser desenvolvido pela MAN) será dual-fuel, o que significa que o navio poderá navegar consumindo metanol ou VLSFO. Enquanto navegar a metanol, o navio não emitirá CO2.
“A partir de 2023 [o novo navio] dar-nos-á uma valiosa experiência de operação dos porta-contentores do futuro, ao mesmo tempo que poderemos oferecer uma solução verdadeiramente neutra em carbono aos clientes que contam connosco para descarbonizarem as suas cadeias de abastecimento”, comentou uma responsável da AP Moller-Maersk.
As metas de descarbonização do shipping apontam para uma redução de 60% das emissões de CO2 em 2030 e para emissões zero em 2050.
O valor do investimento não foi divulgado. Na certeza de que há sobrecustos inerentes ao desenvolvimento das necessárias soluções tecnológicas.