A MSC – com a Wec Lines – domina a oferta de capacidade nos tráfegos intra-europeus, de acordo com os dados coligidos pela Alphaliner.
Segundo a consultora, a 1 de Fevereiro a “dupla” MSC / Wec Lines dispunha de uma capacidade de 309 700 TEU alocada ao short sea shipping europeu,
No segundo lugar do ranking, mas a grande distância, a CMA CGM / Containerships ofereciam 147 mil TEU. E no terceiro lugar a Maersk / Sealand controlava 113,9 mil TEU.
O primeiro operador independente dos grandes grupos surge no quinto posto: a Unifeeder operava com uma capacidade de 61,1 mil TEU.
Na prática, os grandes operadores mundiais do deep sea também controlam o short sea europeu, com uma quota de mercado avaliada em 74%. O que deixa apenas 26% para os operadores regionais e os operadores feeder.
A MSC, recorde-se, ascendeu, no arranque do novo ano à liderança dos transportadores marítimos de contentores, pondo termo à liderança de décadas da Maersk.